posts recentes

Menu com Submenu

4 de junho de 2012

Selo Personalizado para o Envelope do Convite - Como Fazer



Materiais:
1 cilindro de madeira (com um diâmetro pequeno que será o do selo)
1 pirógrafo de ponta fina
Lápis
Impressão das letras
Estilete
Lixa
Fita adesiva
Azeite vegetal
Guardanapos de papel
Cera para selos
Fósforos
Verniz

Passo a passo:
Com uma lixa bem fina, suavize o cilindro de madeira. Procure que não fique nenhuma farpa de madeira que possa acabar estragando o resultado final do seu selo.
Meça o diâmetro exato do cilindro de madeira e faça um desenho com as iniciais do casal que tenha o tamanho deste cilindro. Uma opção é fazê-lo com o computador, porque oferece mais tipos de letras; mas você também pode fazê-lo com lápis e papel.


Uma dica muito importante para este desenho é que as letras não sejam muito complicadas, com muitos detalhes menores, porque nesse caso não irão ficar bem na hora de colocar o selo no envelope.

Use o estilete para cortar as letras, tirando o centro delas para que fique um estêncil das letras. Não precisa ser exato, mas precisa ser bem parecido, ou tanto quanto for possível.


Com um lápis, marque o desenho das letras na madeira. Você precisa marcar as letras ao contrário, porque assim, na hora de marcá-las elas ficarão corretas. Fica um pouco confuso de explicar, mas nas fotos você pode ver como fica. 


Uma vez que o desenho estiver marcado, comece a queimá-lo com o pirógrafo; esta é a parte mais delicada do trabalho, porque se você não tiver cuidado, acabará estragando todo o trabalho. Faça esta parte com muita calma, e procure que todo o desenho tenha mais ou menos a mesma profundidade.


Quando o selo estiver pronto, o melhor é passar um verniz, e com isso o seu selo irá ficar muito melhor, e também irá durar mais tempo.

Como selar os envelopes com cera
Na hora de colocar o selo no envelope, você precisa ter tudo prontinho e por perto, porque o trabalho precisa ser feito super-rápido. Num copo baixo coloque o azeite vegetal, do lado coloque o selo, a cera para celos e os fósforos.


Derreta a cera sobre o envelope, procurando que a quantidade seja maior ao diâmetro do selo. Rapidamente, molhe o selo no azeite vegetal e deixe que escoe (o azeite ajuda a evitar que a cera fique grudada no selo), depois pressione o selo sobre a cera e deixe que seque antes de tirar.


Fotos e Fonte: O Artesanato


9 comentários:

  1. Adorei, procurava esta receita para minhas cartas a moda antiga. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz pelo fato do post ter sido útil para você Lili. Seja bem-vinda ao blog e volte sempre.
      Beijos

      Excluir
  2. ADOREI, FAÇO CALIGRAFIA DE CARTAS PARA CASAMENTO, RESOLVI FAZER PIROGRAFIA E ACHEI ESTA PÁGINA SUPER DEZ!!! PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  3. Olá! Gostaria de saber se esta cera pode ser substituída por cera de vela? Caso não possa, aonde posso adquirir esta cera online? Se puder responder no meu email (vanessapaimfurtado@bol.com.br), fico grata! Há e adorei sua explicação, mesmo não conhecendo nada deste trabalho, consegui compreender muito bem! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Vanessa!
      Fiquei muito feliz por saber que o blog está sendo útil para você!
      Você pode usar cera de vela sem problemas! Depois de lacrados, manuseie os convites com carinho, para evitar que os selos se rompam ;)
      Espero ter lhe ajudado!
      P.S.: Respondido por e-mail também, rs

      Excluir
    2. http://luxodelixoarte.blogspot.com.br/2012/08/convite-com-lacre-de-vela.html

      Neste site, os convites foram lacrados com cera de vela tingida com giz de cera! Vale a pena dar uma olhadinha ;)

      Excluir
  4. O azeite pode ser substituído por outro tipo de óleo algum com perfume? Amei as dicas, fica super fácil de fazer e bom que não precisamos mandar fazer, pois em alguns lugares é super caro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Japinha! Eu não testei com outros tipo de óleo, mas creio que dê certo sim! Caso você faça com óleo perfumado, venha contar a sua experiência aqui para gente. Beijokas

      Excluir

♥Veja Também: